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O que fazer para entender como as pessoas consomem nos dias de hoje?

O que fazer para entender como as pessoas consomem nos dias de hoje?

Primeiro de tudo é entender a jornada do cliente, e para isso você precisa criar sua brand persona (criar a identidade da sua marca, se ela é jovem, se é formal, criar o tom de voz, etc)  e entender quem é sua buyer persona, quem é o cliente ideal para o seu produto. Uma marca pode ter várias buyer personas e assim seu conteúdo tem que ser direcionado para cada uma dessas personas.

Já ouvimos falar muito de funil de vendas e funil de marketing, não é mesmo?
Mas as tecnologias estão aí para tornar o dia-a-dia do consumidor mais fácil e ágil, então hoje não fique focado somente nesses dois tipos de funil, onde se tem a ótica da empresa e a ótica do cliente.

Entender como nosso cliente consome e captar o lead correto, o lead quente como chamamos, não é tão fácil pois ele pode descer e subir durante o funil de marketing tendo vários pontos de entrada, com vários pontos de acesso o que faz esse funil ficar dinâmico.

Devemos fazer conteúdo para cada etapa da jornada e não focar somente na venda, ofereça experiência para seu cliente, conteúdos qualificados que vão ensiná-los ou agreguem valor ao seu dia a dia.

Focar na experiência compartilhada é o novo estímulo para os potenciais clientes, assim temos que pensar na estratégia para o cliente, proporcionar a eles experiências boas, agradáveis, que os surpreendam, sem atritos. Imagine que frustrante, o seu potencial cliente que recebeu seu anúncio por uma rede social, se interessa pelo produto e quando clica o link o leva para uma página genérica ou a página está com erro, ou ainda se ele recebe um email marketing da sua loja direcionado com o nome de uma outra pessoa ou com produtos que não o interessam nem um pouco.

Crie experiências positivas, se seu potencial cliente está no seu e-commerce por exemplo, e se interessou por um produto e colocou no carrinho e não comprou, o que você faz? Analise se seu frete está alto, se seu parcelamento não está adequado ou se seu preço está desposicionado e faça um remarketing ou um email marketing enviando para ele um cupom de desconto, uma forma diferente de parcelamento ou um frete grátis. Com certeza ele voltará a pensar na compra.

Para ajudar nessa jornada tente criar provas sociais, estimule seus clientes a deixar depoimentos sobre sua marca ou sobre seu produto. Use e abuse do UGC, crie uma sessão onde seus clientes possam ser incentivados a inserir conteúdo, experiências e opiniões, isso fará com que sua marca ganhe muito mais intimidade com seus consumidores.

Depois de tudo isso de todas as análises e estudos com certeza você terá ações mais assertivas e com resultados efetivos.

Vamos praticar?

 

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

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