Primeiro de tudo é entender a jornada do cliente, e para isso você precisa criar sua brand persona (criar a identidade da sua marca, se ela é jovem, se é formal, criar o tom de voz, etc) e entender quem é sua buyer persona, quem é o cliente ideal para o seu produto. Uma marca pode ter várias buyer personas e assim seu conteúdo tem que ser direcionado para cada uma dessas personas.
Já ouvimos falar muito de funil de vendas e funil de marketing, não é mesmo?
Mas as tecnologias estão aí para tornar o dia-a-dia do consumidor mais fácil e ágil, então hoje não fique focado somente nesses dois tipos de funil, onde se tem a ótica da empresa e a ótica do cliente.
Entender como nosso cliente consome e captar o lead correto, o lead quente como chamamos, não é tão fácil pois ele pode descer e subir durante o funil de marketing tendo vários pontos de entrada, com vários pontos de acesso o que faz esse funil ficar dinâmico.
Devemos fazer conteúdo para cada etapa da jornada e não focar somente na venda, ofereça experiência para seu cliente, conteúdos qualificados que vão ensiná-los ou agreguem valor ao seu dia a dia.
Focar na experiência compartilhada é o novo estímulo para os potenciais clientes, assim temos que pensar na estratégia para o cliente, proporcionar a eles experiências boas, agradáveis, que os surpreendam, sem atritos. Imagine que frustrante, o seu potencial cliente que recebeu seu anúncio por uma rede social, se interessa pelo produto e quando clica o link o leva para uma página genérica ou a página está com erro, ou ainda se ele recebe um email marketing da sua loja direcionado com o nome de uma outra pessoa ou com produtos que não o interessam nem um pouco.
Crie experiências positivas, se seu potencial cliente está no seu e-commerce por exemplo, e se interessou por um produto e colocou no carrinho e não comprou, o que você faz? Analise se seu frete está alto, se seu parcelamento não está adequado ou se seu preço está desposicionado e faça um remarketing ou um email marketing enviando para ele um cupom de desconto, uma forma diferente de parcelamento ou um frete grátis. Com certeza ele voltará a pensar na compra.
Para ajudar nessa jornada tente criar provas sociais, estimule seus clientes a deixar depoimentos sobre sua marca ou sobre seu produto. Use e abuse do UGC, crie uma sessão onde seus clientes possam ser incentivados a inserir conteúdo, experiências e opiniões, isso fará com que sua marca ganhe muito mais intimidade com seus consumidores.
Depois de tudo isso de todas as análises e estudos com certeza você terá ações mais assertivas e com resultados efetivos.
Vamos praticar?