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O que não é medido não pode ser gerenciado e nem melhorado

O que não é medido não pode ser gerenciado e nem melhorado

Um dos maiores benefícios de ações no ambiente digital além da segmentação é a possibilidade de medir com precisão os resultados das campanhas realizadas.

Nas mídias offline, como por exemplo anúncios na TV sabemos o que deu certo quando as pessoas compram ou comentam sobre a propaganda, porque nos baseamos do GRP e TRP, mas isso não nos dá 100% de certeza que foi essa propaganda que fez o produto vender.

No meio digital os resultados são mais mensuráveis e para uma campanha devemos definir as métricas para cada estágio da jornada do consumidor e consequentemente seus KPIs.

No primeiro estágio na fase a descoberta nos baseamos em seguidores, likes e engajamento e devemos tomar decisões baseadas em indicadores de reputação

O próximo estágio o de consideração, passamos a analisar as sessões, visualizações, rejeições, cliques e saudabilidade, e as decisões são baseadas em indicadores de comunicação

No terceiro estágio, o da conversão, vamos mensurar leads, vendas, faturamento, CAC e nossas decisões passam a ser baseadas em indicadores de vendas.

O último estágio devemos nos preocupar com a retenção de clientes, e tópicos como rentabilidade, NPS, MRR, LTV Cohorts.

O profissional de marketing deve se preocupar em sempre analisar e descobrir, agir e otimizar, executar e entregar, interagir e entender.

Não basta ter números, o profissional deve analisar as ações e os anúncios compará-los com outras ações, com os concorrentes, analisar o que funcionou o que não funcionou, quais as oportunidades e gerar para o negócio recomendações

A velocidade é fundamental na análise dos dados, porque quem consegue analisar e enxergar tudo mais rápido toma as decisões mais rapidamente e mais assertivas.

Há estudos que empresas orientadas a dados tem seis vezes mais chances de permanecerem lucrativas ano após ano. O modelo de negócio hoje tem que ser 100% digital, as empresas que ainda não são digitais devem rapidamente passar pela transformação digital.

Se sua empresa ainda não é 100% digital, aja agora para que ela passe por essa transformação, isso não será uma despesa e sim um investimento que sua empresa provavelmente verá retorno em pouco tempo 😊

 

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

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