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Pinterest como estratégia de negócio

Pinterest como estratégia de negócio
Bruna Vallin Santos
jun. 10 - 3 min de leitura
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A maior parte das pessoas conhecem o Pinterest como aquela plataforma cheia de inspirações maravilhosas, na qual é possível pesquisar tendências, encontrar possibilidades, referências para qualquer área e como um dos estágios no planejamento e realização de sonhos.

E é exatamente assim que os mais de 478 milhões de usuários ativos no mundo utilizam essa plataforma de descobertas visuais. Podemos olhar para o Pinterest como uma plataforma de futuro, 85% das pessoas dizem que acessam o Pinterest quando vão começar um novo projeto, ou seja, é um dos momentos da jornada do consumidor em que ele consome o conteúdo em busca de inspirações, como peças de um quebra cabeça de quem ele quer se tornar, uma lista de desejos de consumo e aspirações.

Após a descoberta de todas essas possibilidades é que ele inicia a consideração da melhor oferta e por fim realiza o planejamento efetuado e é devido a toda essa jornada que o resultado da conversão pode demorar um pouco para acontecer.  

Pinterest para marcas:

O Pinterest é um local de influência positiva, por isso segundo pesquisas da própria plataforma, 80% dos usuários brasileiros têm mais probabilidade de se lembrar, ter uma opinião positiva, confiar e comprar de marcas quando estão se sentindo otimistas. Tendo isso em vista, é uma ótima oportunidade para sua marca ser referência em transformar ideias em realidade.

Como usar o Pinterest de forma estratégica no seu negócio:

  • Crie conteúdos autorais com a cara da sua marca:

Conteúdos que contribuam para o reconhecimento da marca, com identidade visual forte, podem transformar sua marca em uma lançadora de tendências na plataforma. Os formatos podem ser os mais variados como: Dicas, tutoriais, infográfico, vídeos mostrando seu produto, etc. 

  • 80% do acesso a plataforma é mobile:

Por isso é importante pensar sobre o link para o qual você irá direcionar seu público e se ele tem uma boa interface mobile;  

  • E-commerces:

É possível adicionar pastas com fotos dos seus produtos e criar um catálogo do seu negócio. Existem cases que tiveram resultados orgânicos expressivos em marcas como: Renner, Dafiti e Amaro;

Assim como o QR Code o Pinterest tem seu próprio mobile tagging, com o qual você pode pensar em ações para associar as experiências do mundo offline com conteúdo extras na plataforma; 

  • Sempre que possível adicione texto às imagens:

As pessoas não costumam ler a legenda e isso auxilia a chamar atenção para o seu conteúdo;

  • Atenção a sazonalidade:

O conteúdo postado uma vez continua tendo visualizações recentes por um longo período. As pesquisas sobre carnaval, por exemplo, começam antes de janeiro e vão aumentando conforme a data se aproxima; 

  • Medir o sucesso:

Como em qualquer estratégia, para entender quais ações tiveram melhores resultados é necessário medir o desempenho. Algumas das principais métricas da plataforma são as visualizações mensais (Impressões) e o engajamento, medido pela interação do usuário com o conteúdo.

Bônus

A plataforma ainda conta com um site para negócios, o Pinterest Business, nele é possível encontrar relatórios de tendências segmentados por áreas, números da plataforma, além de vários conteúdos que podem garantir um belo insight para o seu negócio.


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