Marketplaces são comércios eletrônicos que, mediados por uma empresa, diversos lojistas conseguem ofertar seus produtos. É como um shopping virtual. Eles podem ter diferentes tipos de produtos, como o Magazine Luiza e as Lojas Americanas, e podem ser segmentados, como o Ifood (alimentos) e a plataforma Pearson Next (aprendizagem).
Anunciar em um Markeplace precisa ser uma decisão estratégica dentro de um mix de ações de marketing para que assim seu negócio possa aproveitar o melhor das diferentes estratégias de presença digital.
Veja algumas características a se considerar:
- Achatamento da margem de lucro, uma vez que você compete com diferentes empresas que estão vendendo o mesmo que você. A competição pode ocorrer pelo "menor preço".
- Você é visita: minha casa, minhas regras. Você ficará condicionado às políticas e taxas da empresa administradora.
Calma, não fique desanimado. Por que você precisa considerar o grande diferencial do Marketplace - a ENCONTRABILIDADE.
Sim, as plataformas de marketplace se tornaram uma valiosa porta de entrada para sua empresa ser encontrada pelos consumidores. Alguns outros fatores importantes:
- Endosso: você será beneficiado pela confiabilidade que os consumidores possuem na marca que gerencia o marketplace. Garanta uma boa entrega e as avaliações dos clientes serão como um carimbo dourado de uma dupla recomendação.
- Divulgação: os marketplaces efetuam as suas próprias ações para divulgação da plataforma. É como ter uma loja em um shopping que faz ações para atrair visitantes.
Mas e o RELACIONAMENTO com meu cliente? Eu não vou fragmentar a jornada do meu consumidor?
Leve em consideração alguns aspectos:
- Garanta um atendimento e entrega de excelência. Nada muda, você ainda precisa encantar o cliente.
- Tenha diferentes estratégias para potencializar sua presença digital, como: sites, aplicativos, plataformas de redes sociais, Google Meu Negócio.
- Considere continuar o relacionamento com o cliente apresentando seus canais de relacionamento e contato.
- Tenha a sua estratégia de Jornada do Cliente e lembre-se que o marketplace é mais uma oportunidade de presença on-line.
Com isso, entenda que a escolha de onde estar no meio digital faz parte das suas estratégias e do que faz sentido para a sua empresa e para seus consumidores e não somente no que está "em alta" dentre tantas opções.