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Um bom produto ou serviço não é garantia de sucesso de uma empresa se você não souber disto...

Um bom produto ou serviço não é garantia de sucesso de uma empresa se você não souber disto...
Rogerio Chinen
out. 29 - 3 min de leitura
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de Neuromarketing.

Neuromarketing é um campo de estudo que une o marketing e a neurociência. Basicamente, ele estuda o comportamento do consumidor baseado no funcionamento cerebral.

Nós podemos achar que basta desenvolver um bom produto ou serviço que isto é garantia de vendas e de sucesso do negócio.

No entanto, se não soubermos qual é comportamento do nosso cliente, o que o motiva a concretizar a compra e como comunicar com ele, podemos ter uma gigantesca decepção ao invés de um estrondoso sucesso.

O que motiva o consumo das pessoas?

No fundo, tudo se resume a dois motivos: a busca por prazer ou a fuga da dor.

O cliente quer sempre uma solução para um problema ou para a realização de um sonho.

Por que nos alimentamos? Para fugir da dor da fome, em primeira instância, e para ter o prazer de comer algo delicioso (busca por prazer).

Por que compramos roupa? Para nos proteger do frio e para socialização, em primeira instância, ou seja fuga da dor. E também para nos sentirmos belos, atraentes e com auto estima (busca por prazer).

E isto ocorre com toda decisão de compra.

Portanto, a primeira pergunta que você deveria fazer é: o consumidor vai comprar meu produto com qual finalidade?

O segundo ponto é demonstrar de forma clara nas campanhas publicitárias quais são os benefícios que você estará proporcionando ao consumidor se este comprar seu produto.

Um erro comum visto em muitas campanhas de marketing é focar em características dos produtos e não nos benefícios.

Por exemplo, um celular é vendido como processador X, com 16Mb de memória, armazenamento de 256 Gb, 3 câmeras traseiras, com zoom 16x digital e 2x analogico, etc.. ou seja, o foco é nas características do produto.

No entanto, muitas campanhas falham em dizer como estas características irão implicar nos benefícios que o consumidor busca.

Uma campanha muito mais eficaz para este mesmo celular poderia seria: um celular que permite abertura rápida dos seus aplicativos e jogos (ao invés de processador X com 16 Mb de memória), poderá tirar fotos e gravar vídeos à vontade (ao invés de 256G de armazenamento), e as fotos ficarão incríveis seja de dia ou de noite, esteja você perto ou longe do tema da foto (ao invés de dizer todas as características das lentes).

Observe como fica bem claro todos os benefícios que o consumidor terá com este produto.

Se você estivesse pesquisando um celular para comprar, qual das duas abordagens seria mais eficaz em te convencer a comprar?

Aposto que você disse a segunda, assim como eu diria.

Pois bem, isto é uma pincelada do que é neuromarketing.

Se você se entusiasmar, há um oceano crescente de conhecimento de neuromarketing para você navegar.

Desta forma, não tem erro... com um excelente produto nas mãos e um amplo conhecimento de neuromarketing, o sucesso da sua empresa com certeza estará mais próximo e tangível.


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