Uma grande dor hoje para quem tem um negócio na internet é de não gerar vendas, porém, os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca.
Porém, nem sempre a venda acontece quando o consumidor está procurando algo, ele pode simplesmente estar consumindo conteúdo em uma plataforma de rede social e se interessar por algum post que viu no feed, clicar e ser direcionado para um blog por exemplo, onde ele passará a consumir o conteúdo deste blog até que esteja pronto para a etapa de compra.
Deste modo, surgem alguns questionamentos:
- Você está produzindo conteúdo otimizado para os mecanismos de busca?
- Você está produzindo conteúdo de valor que engaje o seu potencial cliente e direcione-o para uma eventual compra?
- Você está criando uma percepção positiva da sua marca ou só quer empurrar uma venda?
Bom, esses foram alguns pontos para reflexão, vou te apresentar 3 estratégias infalíveis para vender mais online utilizando o marketing de conteúdo.
Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Antes de sair criando qualquer tipo de conteúdo, seja em blog ou plataformas de redes sociais é necessário se atentar há esses 3 pontos abaixo:
#1 – Porque estou fazendo este Conteúdo
Esse é um dos pontos chaves para se ter sucesso, sair criando conteúdo sem um objetivo em troca de likes não trará resultado algum para o seu negócio, lembre-se que, likes não pagam as contas e o que você precisa de verdade é gerar resultados para que seu negócio se mantenha de pé.
Desta forma, quando for criar conteúdo pense sempre no objetivo, que pode ser:
- Gerar leads para vendas.
- Gerar consciência de Marca.
- Diminuir gastos.
- Gerar autoridade.
- Educar o mercado.
Enfim, esses são alguns objetivos, o foco aqui é passar uma visão inicial para que você possa se aprofundar depois.
#2 – Para quem estou fazendo este conteúdo
Agora que você sabe que é importante ter um objetivo, é fundamental saber para quem você vai fazer este conteúdo, ou seja, saber quem é a sua persona e sua audiência, pois não basta criar um conteúdo sem saber para quem vai comunicar este conteúdo, é obrigatório conhecer quem é o seu público para entregar o que ele realmente quer e atender suas necessidades.
Recomendo a leitura dos artigos abaixo, pois eles complementam este no que se refere ao entendimento do seu consumidor.
LEIA MAIS - 4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises
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#3 – Como estou fazendo e entregando este conteúdo
Fazendo um resumo rápido, depois que você definiu o objetivo, entendeu quem é público, entendeu quais são as necessidades dele, entendeu qual plataforma ele utiliza mais e qual formato de conteúdo ele gosta, agora sim, é hora de pensar na criação de conteúdo priorizando sempre o formato que ele gosta, que pode ser vídeos, textos, áudios, imagens e etc, e entregar nas plataformas que ele interage mais, que pode ser Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Blog e etc.
Entendendo essas 3 estratégias com certeza ficará bem mais fácil entregar o conteúdo no formato e plataforma que de fato será encontrado e consumido pelo seu consumidor e assim trazer mais resultados para o seu negócio.
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Um grande abraço!