[ editar artigo]

Você já sabe o que é (N)etnografia? Você está realizando pesquisa etnográfica online para alavancar negócios?

Você já sabe o que é (N)etnografia? Você está realizando pesquisa etnográfica online para alavancar negócios?

Se você está buscando entender o que é etnografia e qual a relação dela com a netnografia e como você pode alavancar o seu negócio, você está no lugar certo!

Primeiro vamos entender o que é etnografia. A etnografia utiliza como instrumento metodológico a antropologia, certo, e o que é antropologia?

Segue abaixo uma definição sobre o que é antropologia tendo como fonte a Wikipédia.

“A antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o ser humano e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões”

Resumindo, significa o estudo do ser humano englobando suas origens, evolução, desenvolvimento físico, material e cultural, psicológico, crenças, costumes e etc, ou seja, o estudo do outro. 

Com base nisso, é que são realizadas as pesquisas etnográficas que podem ocorrer em grupos de pessoas, tendo como objetivo imergir nesse grupo a fim de entender seu contexto atual, entender como age e se comporta, entender qual sua rotina, o que valorizam e etc.

Bom, você entendeu que a etnografia usa como base a antropologia, agora, vamos entender o que é netnografia. A netnografia foi um termo criado por Robert Kozinets, que na ocasião criou esse termo com o intuito de aplicar a antropologia no ambiente digital, profissionais desta área costumam utilizar o termo etnografia digital em vez de netnografia. Resumindo, netnografia é um termo criado para o ambiente digital, na prática, você vai continuar usando como base a etnografia que por sua vez tem como base a antropologia.

Recomendo a leitura dos artigos abaixo, pois eles complementam este no que se refere ao entendimento do seu consumidor.


LEIA MAIS - 4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises

LEIA MAIS - 5 Motivos Pelos Quais 80% das Pessoas Falham em Como Ganhar Dinheiro na Internet

LEIA MAIS - Marketing Digital, Como Funciona?


Agora que você entende sobre os termos, fica a dúvida, como usar a etnografia digital para alavancar o seu negócio?

Antes, você precisa entender algo extremamente importante, a visão que você tem do mundo pode não ser a mesma visão que o seu consumidor tem, ou seja, aquilo que você enxerga como realidade pode não ser a realidade que o seu consumidor enxerga.

Complexo isso, né? O que entendemos como real é uma construção cultural, ou seja, não existe certo ou errado, o que existe são visões diferentes, e é ai que entra a antropologia para entender a diferença do outro, entender a cultura do outro, isso tem um impacto direto nas relações de negócio com o seu consumidor, pois conflitos de valores podem impactar negativamente sua marca.

Deste modo, para alavancar o seu negócio será necessário fazer uma imersão para decifrar os códigos culturais do seu consumidor, entender quem é o seu consumidor, o que ele considera como valor, quais são as necessidade e desejos, entender quais plataformas ele utiliza, quais ações ele tem dentro dessas plataformas, o que ele pensa, o que ele vê, o que ele fala, o que ele sente, o que ele comenta nos vídeos que assiste no Youtube, o que ele comenta no Instagram ou Facebook, quais grupos ele participa e interage, porque ele compra o produto do seu concorrente e não compra o seu, qual é a percepção que ele tem com relação a sua marca e etc. Decifrando esses códigos você terá uma comunicação muito mais assertiva e com certeza conseguirá alavancar o seu negócio gerando diversas oportunidades.

Bom, espero que tenha clareado um pouco a sua mente sobre o assunto, isso foi apenas um pontapé inicial. Para se aprofundar no assunto, recomendo a leitura do livro “Cultura: um conceito antropológico” do autor Roque de Barros Laraia e também os livros do autor Robert Kozinets.

Leia também os artigos complementares que adicionei neste artigo!

Se esse artigo fez sentido para você, comente e também compartilhe em suas redes sociais, tenho certeza que também ajudará outras pessoas.

Um grande abraço!

Marketing na Era Digital
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues Seguir

Nelson Rodrigues é graduado e possui ampla experiência em tecnologia, nos últimos 5 anos vem se especializando em marketing e em negócios digitais com o propósito de ajudar pessoas a empreenderem no mercado digital e conquistarem liberdades.

Ler conteúdo completo
Indicados para você