Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Marketing Digital, Como Funciona?

Marketing Digital, Como Funciona?
Nelson Rodrigues
dez. 10 - 5 min de leitura
000

Primeiramente gostaria de esclarecer algo que vem causando uma grande confusão no mercado digital e que talvez você possa ficar desapontado por acreditar no que andam falando por ai. O fato é que, não existe Marketing Digital, esse termo está sendo disseminado no mercado porque teve uma grande aceitação e por este motivo muita gente utiliza, mas o que existe de verdade é marketing em ambiente digital, o marketing sempre foi e sempre será marketing.

Vejo que algumas pessoas estão banalizando o termo marketing digital no mercado, pois estão vinculando este termo com riqueza, com promessa de altos ganhos na internet, ostentando casas, carros e etc. Parece simples, mas não é, existem diversos fatores que você deve levar em conta, recomendo você dar uma lida nos artigos abaixo que eu escrevi que podem complementar este.


4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises

5 Motivos Pelos Quais 80% das Pessoas Falham em Como Ganhar Dinheiro na Internet


Como disse anteriormente, marketing sempre existiu e sempre vai existir, o que mudou foi o meio, ou seja, a forma como você trabalha o marketing no ambiente digital. 

É impressionante ver pessoas que acabaram de fazer um curso qualquer de marketing digital querendo ensinar outras pessoas em algo que não dominam ou que nem resultados tiveram ainda. O grande foco da maioria dos cursos que existem por ai são na parte de execução, ou seja, te ensinam atuar somente na casquinha, somente na superfície e não existe de fato um planejamento de marketing.

E qual é o grande problema disso?

O grande problema disso é que, na hora que você colocar em prática e não obtiver resultados não saberá o porque das coisas não estarem dando certo, ai você vai ficar procurando na internet soluções para os seus problemas e até mesmo tentar falar com quem te vendeu o curso, porém, você sempre será questionado se seguiu tudo que está no método do treinamento, se seguiu o passo a passo, se não pulou nenhuma etapa e etc. Vale lembrar que, se outras pessoas estão tendo resultados seguindo o mesmo método, então, você também vai conseguir!

Perceba, que se você não dominar o que está fazendo dificilmente terá grandes resultados e sempre ficará nas mãos de outras pessoas para conseguir realizar alguma ação.

É fato que, nem sempre você terá o mesmo resultado que outras pessoas têm fazendo a mesma coisa. Pode dar certo? Pode sim, mas a possibilidade de dar errado é maior, porque você está praticamente copiando e colando a mesma coisa que os outros estão fazendo. Quer dizer que é proibido fazer isso?

Não, o grande problema é fazer isso sem entender de fato o que você está fazendo, sem entender para quem você quer comunicar, sem entender quem é o seu consumidor, sem entender porque você está utilizando aquela plataforma, sem entender para qual objetivo aquela determinada plataforma funciona, sem entender o que as pessoas de fato estão buscando dentro daquela plataforma, sem entender qual é a jornada do seu cliente, sem entender profundamente qual é a necessidade do seu cliente e o que seu produto ou serviço ajudará, sem entender porque está fazendo aquela estratégia e o que você espera como retorno daquela ação.

Existem 3 pilares no marketing em ambiente digital que você precisa entender para conseguir planejar uma ação mais assertiva.

Primeiro: São as plataformas, que no caso, podem ser as plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok e etc.

Segundo: São as Tecnologias, que podem ser tecnologias Mobile, tecnologias inteligentes de voz e etc.

Terceiro: São as estratégias digitais que você irá realizar utilizando as plataformas e tecnologias como por exemplo: marketing de conteúdo, inbound marketing e etc.

Dentro desses 3 pilares existem diversas plataformas, tecnologias e estratégias, aqui eu só dei alguns exemplos, vale a pena você pesquisar e identificar outras.

Outro ponto importante é você saber mensurar os resultados das ações realizadas utilizando as plataformas, tecnologias e estratégias, ou seja, entender sobre métricas, se você faz as ações e não sabe mensurar o quanto está tendo de retorno com aquelas ações, me desculpe, você está simplesmente deixando dinheiro na mesa e apostando na sorte.

Bom, como você pôde conferir neste artigo, marketing em ambiente digital vai muito além da execução, é necessário planejar todas as ações e mensurar os resultados.

É isso, espero que tenha te ajudado, grande abraço!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você