Impossível imaginar um mundo sem a presença da internet e das mídias sociais em nossas vidas. A experiência, até o fim de 2020, mostrou que devemos tratar o mundo virtual como parte da educação e da formação de qualquer ser humano, e desde a sua infância.
Segundo dados do Digital 2021 Global Overview Report do Hootsuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas nas mídias sociais, quase meio bilhão de usuários aderiram à mídia social no ano passado, elevando o total global para 4,2 bilhões no início de 2021. Além desse número, eles reportam que os usuários móveis do mundo todo agora passam mais tempo em seus telefones do que assistindo televisão, posicionando claramente o smartphone como a "primeira tela" de hoje.
Ainda com dados deste relatório, mais de três quartos dos usuários de internet no mundo dizem que compram algo on-line a cada mês, com o valor dessas compras somando trilhões de dólares em receita de comércio eletrônico somente em 2020. Deste público, um novo nicho com mais de 65 anos representou o crescimento mais rápido do Facebook nos últimos 12 meses e as mulheres, de 55 a 64 anos, agora têm maior probabilidade de fazer compras on-line do que os homens, de 16 a 24 anos.
Quais são os significados dessas informações e desses indicadores? Que é necessário uma internet cada vez mais rápida para suportar o volume de dados trafegados, o que vem acontecendo com a chegada da tecnologia 5G. Que a circulação ágil das informações tenham segurança, tanto na navegação, quanto na regulamentação da utilização dos dados (LGPD). Afinal, para consumirmos produtos ou serviços, é fundamental ter confiança nas plataformas para adquirir o que desejamos e o desequilíbrio desta equação pode ser desastrosa para qualquer pessoa, e toda empresa que projeta seu futuro e sobrevivência em seu mercado precisa trabalhar o marketing no ambiente digital ou está fadada a desaparecer.
Um trabalho que deve ser realizado com profissionais dedicados do setor de marketing da empresa, afinal, eles possuem o DNA local; com ajuda de terceiros especializados no mundo digital, sem deixar de pontuar que ambos devem conhecer e utilizar as ferramentas no dia a dia para que, assim, haja o devido entendimento sobre o que se aplica ou funciona nos mais diversos canais para o seu negócio.
Nem todo canal ou plataforma é viável para a empresa, mas o que não pode acontecer é ela desconhecer e não ser presente no momento em que uma parte de seu consumidor é ou será on-line no futuro e ele vai aumentar e representar cada vez mais em seu faturamento.
Os pedidos saíram do papel, passaram pelos arquivos e sistemas, foram para o tablet e hoje são fechados em plataformas off-line, celular e via WhatsApp, então, até aqui, há alguma dúvida de que vivemos todos no modo In line?
In line - advérbio em inglês que significa em linha.
In line with - em linha com
Fonte: Linguee