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Como imergir no mundo dos consumidores

Como imergir no mundo dos consumidores
Flávia Dutra de Assis
jul. 28 - 2 min de leitura
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A necessidade e desejo de uma empresa é conhecer profundamente seus clientes. Saber o que pensam, sentem, quais seus temores, alegrias, sonhos, planos de curto a longo prazo, quem são seus amigos, familiares, colegas de trabalho e como se relacionam com eles. São informações valiosas e que exigem tempo de observação, pesquisas, estudos, utilização de tecnologias para chegar a esses resultados.

O marketing utiliza várias estratégias para ter acesso a esses dados tão particulares e, no ambiente digital, uma delas é a Etnografia Digital ou Netnografia, que estuda o comportamento humano dentro da internet. Esse método de pesquisa partiu da Antropologia; muitas empresas têm no seu time de marketing antropólogos traçando pesquisas da marca e de seus clientes através da netnografia. 

Ela é conhecida como a ferramenta secreta do marketing, analisa com profundidade o comportamento das pessoas. Marcas como Coca-cola, Listerine, Johnson&Johnson já usaram esse método de pesquisa em suas campanhas.

No artigo, Por uma etnografia das práticas de consumo, a Cientista Social expert em Antropologia Empresarial, Valéria Brandini, explica:

“A etnografia como método e a análise antropológica como perspectiva de leitura da realidade observada podem ser tomadas como uma das mais coerentes e frutíferas opções para análise de práticas de consumo e leitura de cenários, permitindo portanto a criação de estratégias de posicionamento de marcas e desenvolvimento de produto com uma possibilidade sensivelmente maior de sucesso no mercado.”

Mais que monitoramento de dados, essa estratégia investiga o consumidor participando dos seus grupos de redes sociais por exemplo - claro que com autorização, pois todo o trabalho é desenvolvido com total transparência. Fora do digital essa investigação é utilizada através da observação participante, onde grupos de etnógrafos se aproximam, conversam, imergem na vida e rotina do público-alvo, buscando avaliar qual é a sua relação com aquela marca, produto ou serviço; quais são suas motivações de compra, o que gostam e, principalmente, o que não gostam.

Para profissionais que buscam conhecer melhor os seus personas fica a dica de se aprofundar nesse método, ao mesmo tempo tradicional e inovador!


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