Todos os anos surgem algumas tendências de marketing digital. Algumas fortes, outras já com menos impacto. Mas tem uma entre elas que cresce a cada ano e está se tornando essencial nas estratégias de comunicação: as comunidades online.
LEIA MAIS - Como criar uma comunidade para vender curso online
Nos últimos anos vimos algumas ações praticamente dominarem o mercado, sendo adotadas por boa parte das empresas e gerando resultados satisfatórios. Inbound, marketing de conteúdo e SEO foram por muito tempo práticas quase obrigatórias para quem quisesse se estabelecer na internet, até que as coisas começaram a mudar…
O que são as comunidades online?
Por que temos amigos? Não se preocupe, não vamos pensar tão profundamente sobre a vida, mas a questão acima tem muito a ver com o princípio de uma comunidade online.
As questões naturais fazem com que os seres humanos se aproximem uns dos outros. Se antes era por puro instinto de sobrevivência e perpetuação da espécie, hoje são inúmeras razões para que isso aconteça.
Nos juntamos com pessoas que estudam o mesmo curso, torcem para o nosso time, gostam de um artista em comum ou simplesmente acreditam na mesma ideia. A verdade é que tudo fica melhor quando encontramos pessoas com interesses em comum, na vida offline ou dentro da internet.
Diante disso, podemos dizer que uma comunidade online é o espaço onde um grupo se reúne para discutir sobre determinado assunto em comum. Neste ambiente acontece uma verdadeira transformação, promovida pela troca de conteúdo, de informação e pelo engajamento de todos os participantes.
Você já deve ter visto algo assim por aí, ou até quem sabe tenha participado de alguma, e por mais que muitos dos exemplos mais comuns de comunidades online sejam associadas com marcas ou empresas, elas não precisam necessariamente ser criadas ou administradas por uma empresa. Qualquer pessoa pode criar uma e encontrar gente interessada naquele tema.
O boom das comunidades online
Há algum tempo as empresas vêm percebendo que é preciso estabelecer uma nova relação com o público. Da mesma forma, muitas pessoas sentiam a necessidade de encontrar um lugar onde pudessem falar sobre seus assuntos favoritos.
LEIA MAIS - A Rebelião do Marketing: 3 conclusões que indicam o surgimento de um novo paradigma
Por algum tempo os grupos do Facebook ou WhatsApp pareciam ser apropriados para essas duas coisas. Mas as limitações de recursos, e principalmente as regras impostas, fizeram com que fosse cada vez mais complicado manter esse tipo de projeto dentro de alguma dessas redes sociais.
Foi então que essas pessoas e marcas começaram a construir comunidades próprias dentro da internet, com suas regras e muito mais possibilidades. Era a liberdade que os gestores e usuários mais precisavam.
Para as empresas, isso representou uma nova forma de incrementar a estratégia de marketing digital. Se aproximar do público, ouvir o que ele tem a dizer e criar um vínculo forte e duradouro com quem admira a sua marca é o sonho de toda companhia. Com a ajuda das boas práticas para as comunidades online, isso é possível.
Essa é a situação em que os dois lados saem ganhando. Seja por ter mais informações sobre o cliente ou por encontrar um espaço onde é possível falar dos temas preferidos com pessoas que também são interessadas no assunto.
Por que as comunidades online estão crescendo?
Dá para dizer com boa dose de acerto que a internet está mudando muito. Não apenas transformando o mundo, mas também a forma como as pessoas se comportam.
Isso significa que muitas das coisas que pensávamos — e até estavam certas — já não fazem mais tanto barulho como antigamente. Como essa onda é algo que está atingindo diversos setores, obviamente o marketing digital não ia ficar de fora.
Se você é uma pessoa que está atenta ao comportamento do consumidor, já deve ter visto que as pessoas estão cada vez mais ativas e com vontade de expressar a opinião delas sobre diversos assuntos. Não ceder o espaço para que o cliente possa se manifestar é quase o mesmo que tentar calá-lo — isso nunca deve ser feito.
As pessoas querem ser ouvidas e precisam ter um lugar para fazer isso. As comunidades online, criadas por marcas, empresas ou mesmo por pessoas comuns, funcionam como esse lugar. É nelas que qualquer um pode ser ouvido e ganhar relevância ao falar sobre algum assunto.
LEIA MAIS - Qual o propósito de uma comunidade de marca?
As empresas também ganham ao reduzir custos da operação de comunicação e, principalmente, ao manter um contato e um canal de comunicação muito mais direto com o público. Esses dados possuem um valor imensurável e fazem todo o planejamento valer muito a pena. Informação custa muito, mas as comunidades online provam que obtê-las pode ser mais rápido e barato.
Por que ter uma comunidade online?
Se você já conhece o Marketing na Era Digital sabe que este é um tema muito comum por aqui. Se chegou agora querendo saber mais sobre comunidades online, saiba que está no local certo.
Muitas pessoas estão ouvindo falar sobre comunidades online, mas ainda não compreendem o real motivo de ter uma. A verdade é que são vários e eles podem ser ainda mais evidentes quando você aprender como cuidar de uma.
Elas têm se tornado mais populares recentemente por conta da versatilidade dessa ferramenta. Podemos dizer que todo mundo pode criar uma comunidade e os motivos para fazer isso são quase infinitos.
Uma empresa pode querer ampliar a sua estratégia de marketing digital e investir em algo diferente e inovador. Além disso, essa é a melhor maneira de se aproximar dos clientes e dar o espaço para que o seu público se manifeste sobre os assuntos que envolvem o que a companhia faz ou vende. Já falei que existem aqui infinitas possibilidades de novos negócios?
Um blogueiro pode ir além de simplesmente escrever os posts e buscar se aproximar dos fãs. A utilização da comunidade como ferramenta para a publicação de textos é o melhor jeito de fazer com que as pessoas que te seguem se aproximem e contribuam ativamente na produção de conteúdo.
Criar uma comunidade online é também muito útil para quem estava pensando em desenvolver uma página em alguma rede social ou um site. Aqui você terá algo que todos buscam na internet: engajamento (de verdade). Reunir pessoas dispostas a crescer junto com você é muito mais fácil quando existe um espaço com o propósito definido para isso.
LEIA MAIS - Como criar uma comunidade online
Esse assunto é tão interessante que eu tenho um convite para te fazer. Confira os outros artigos sobre comunidades online no Marketing na Era Digital e fique por dentro dessa que é uma das principais tendências digitais do momento.
E não esqueça, é claro: agora que chegou até aqui, que tal compartilhar um pouco do seu conhecimento aqui com a nossa comunidade também? É só clicar ali em cima em Novo Post!