Antes de falar sobre os 7 elementos de uma Landing Page de sucesso, gostaria de equalizar sobre o que é uma Landing Page e qual é a sua principal função.
De uma forma bem simples, Landing Page é uma página de aterrissagem, conhecida também como página de destino, é a página onde a pessoa vai aterrissar depois de clicar em um link que pode estar vinculado em algum tipo de anúncio. São páginas que de preferência devem possuir poucos elementos e focadas em apenas um CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.
Se você não sabe o que é CTA não tem problema, vou explicar, CTA é um termo amplamente utilizado em Marketing Digital que significa “Call To Action”, também conhecido como “Chamada para Ação”. O CTA tem a função de expressar elementos que induzam os usuários a tomarem uma ação numa campanha, como clicar em um botão para comprar um produto, ou baixar um e-book e etc.
Uma de suas principais funções, além de atrair o público-alvo, está em converter os visitantes em leads, são muito usadas em campanhas de Marketing Digital, pois costumam ter altas taxas de conversão, desde que, se concentre nos principais elementos que vou falar, pois diferente de um site, como disse, a Landing Page tem um único objetivo que é conseguir a conversão depois de levar um visitante para ela. O objetivo da conversão pode ser qualquer ação que você quer que o visitante faça na página, por exemplo: downloads, assinaturas, compras, preenchimento de formulários, cliques para um próximo passo, testes e etc.
Vamos conferir então os 7 elementos de uma Landing Page de sucesso:
#1 – Título e Subtítulo
Segundo pesquisas, 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho, somente 2 em cada 10 lerão o restante da página.
Levando esse dado em consideração, percebemos que os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo.
Isso significa que esses elementos devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta, de forma que, quando um visitante chegar à página, ele pense: “que oferta interessante, talvez seja disso que estou precisando, vou ler o restante da página”.
#2 – Descrição da Oferta - Copy de Transformação
Em grande parte dos casos, uma página de conversão precisará de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e alinhar expectativas.
Nesses casos, costumamos seguir algumas boas práticas:
- Use bullet points;
- Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
- Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
- Destaque termos relevantes em negrito;
Fale de benefícios, não de funcionalidades. Exemplo: em vez de dizer “10.000m² de área útil”, usar “10.000m² com diversas opções de diversão para toda a família”.
Em casos onde a oferta é complexa e precisa de mais explicações, você também pode usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do material usando uma apresentação incorporada do Slideshare.
#3 – Título, campo do Formulário e CTA
O formulário é onde acontecerá a conversão. Na hora de montá-lo, é importante pensar sempre que deve existir um balanço entre algumas variáveis, tais como o número de informações requeridas e o número de Leads que será obtido.
Não é regra, mas em geral, quanto mais informações, menor a taxa de conversão. Ainda assim, coloque no formulário as informações que você precisa coletar dos Leads. Isso vai fazer muita diferença na hora de passar o Lead do marketing para vendas.
#4 – Prova Social
Coloque evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou encontraram algum valor na oferta. Como as pessoas tendem a acessar um material que outras já recomendaram, a prova social pode ser um caminho para aumentar as conversões. Algumas formas de fazer isso é com botões de compartilhamento para mostrar dados de redes sociais, número de downloads do material ou até mesmo depoimentos em vídeos.
#5 – Benefícios
Mostre quais benefícios a pessoa receberá comprando o seu produto ou serviço, como por exemplo, garantia incondicional de 7 dias ou mais, área de membros exclusiva, acesso à um grupo exclusivo para discussões e atualizações, lives para tirar dúvidas, mentoria e etc.
#6 – Funcionalidades
Vamos supor que você esteja oferecendo um curso online, neste caso, as funcionalidades serão a descrição de todos os módulos do curso, coloque também uma descrição sucinta do conteúdo que será abordado em cada módulo.
#7 – Call To Action
Aqui vão algumas dicas que podem fazer toda a diferença no momento de construir seu call to action:
Empregue o imediatismo – você precisa convencer o usuário a fazer determinada tarefa naquele momento, sem que ele tenha tempo para refletir. Para isso, use verbos imperativos, como “faça”, “seja”, “receba”.
Preserve o Foco – não use vários botões de call to action com opções diferentes para não confundir o leitor.
Mantenha a clareza – o leitor precisa sentir que seu CTA é claro para não achar que está sendo enganado. Por isso, tenha cuidado para passar a informação certa. Por exemplo, em vez de usar “Clique aqui!”, prefira “Receba novidades exclusivas", ou "Quero começar agora" e etc.
Seja simples – quanto menos palavras você usar em sua chamada para ação, melhores resultados obterá!
Experimente – depois de um tempo um CTA pode não converter tão bem como no início, pois os leitores podem se acostumar com a estratégia. Por isso, é importante fazer testes A/B para conseguir diversificar e manter o interesse.
Bom, espero que tenha gostado!
Se esse artigo fez sentido para você, comente e também compartilhe em suas redes sociais, com certeza outras pessoas também se beneficiarão.
Um grande abraço!
Leia também:
4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises
5 Motivos Pelos Quais 80% das Pessoas Falham em Como Ganhar Dinheiro na Internet
Marketing Digital, Como Funciona?
Descubra Agora 5 Hacks Mentais para Aumentar Suas Vendas
A importância dos dados na tomada de decisão
Os Impactos de uma Nova Era na Jornada do Cliente