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Qual é o limite da automação no marketing?

Qual é o limite da automação no marketing?

A automação é incrível quando o objetivo é otimizar processos e potencializar resultados dentro do marketing. Quando o objetivo é se relacionar com o cliente, nem tanto!

A Martha Gabriel resume bem isso quando diz "se você não quer ser substituído por um robô, não seja um robô". E o que nos difere de um robô? Nossa natureza que é baseada em emoção. Quando o objetivo é relacionamento se deve priorizar a inteligência humana, não a artificial.


Olá pessoal, tudo certo? Temos fãs da tecnologia e da inteligência artificial por aqui? =) Hoje trago uma perspectiva sobre a utilização dessas ferramentas na comunicação! Para apresentações confiram os links no fim do conteúdo, ok?


A inteligência artificial (IA) não é capaz de ter emoção, sua natureza é a razão. Quando falamos de atendimento ao cliente é preciso ter empatia para atender suas necessidades. Dito isso, por que utilizar chatbots, por exemplo, no atendimento ao cliente? Pessoas querem ser atendidas por pessoas. Sua marca é feita por pessoas e para pessoas!

É preciso ter muito cuidado na utilização dessas tecnologias para que ao invés de criar um relacionamento com o seu cliente você não crie um distanciamento. Em empresas grandes a IA se faz útil numa primeira triagem do atendimento, mas o atendimento humano se faz necessário no final. Para pequenos empreendedores estreitar relacionamento com o cliente se faz ainda mais necessário, por isso a utilização de IA nessa etapa pode ser um tiro no pé.

A tecnologia veio pra ficar e está cada vez mais presente no nosso dia a dia e na nossa vida, mas é importante lembrar sempre que somos humanos e buscamos relações humanas. Muito em breve estaremos cada vez mais integrados às tecnologias, mas sempre nos diferenciaremos por nossa natureza baseada em emoção.

Sendo assim, utilize a IA de forma estratégica no seu atendimento ao cliente e não apenas para "facilitar sua vida" ou "diminuir trabalho". O relacionamento com o cliente é estratégia base para criar experiências diferenciadas e tornar clientes em embaixadores.

Espero ter contribuído com essa abordagem, estou à disposição para trocarmos ideias!

Abraços da Gabi!

Conheça mais:

www.gabrielabarrosmkt.com.br

www.instagram.com/gabrielabarrosmkt 

Marketing na Era Digital
Gabriela Barros
Gabriela Barros Seguir

Publicitária pela UNICAP, Gabriela Barros tem experiência e especialização na área de marketing e comunicação. Possui MBA em Marketing pela FGV e é Mestre em Gestão Empresarial pela UniFBV/Wyden. Professora, empreendedora e consultora.

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