Qual o comportamento do consumidor para adquirir determinado produto? Quais as motivações para escolher um produto ao invés de outro? Qual a linguagem, a imagem, a comunicação mais apropriada para falar com ele no ambiente digital?
Eu já escrevi, em outro momento, sobre a importância de conhecer os motivadores de compra de seu cliente a fim de oferecer uma solução que faça sentido em sua vida e que satisfaça suas necessidades. Principalmente nesse ambiente onlife, onde entender as motivações, te auxilia a colocar-se de forma coerente nos espaços em que seu cliente ocupa.
Para gerarmos insights mais profundos sobre esse comportamento podemos utilizar, no planejamento de marketing, a Netnografia como ferramenta da antropologia para entendimento da realidade do seu consumidor.
Esse estudo ocorre por meio de uma imersão do profissional de marketing no grupo social estudado com a finalidade de coletar dados, observar e desvendar padrões de comportamento sociais e culturais, através dos relacionamentos, vivências e interesses desse grupo.
É um processo de observação de conversas e interações em busca de um PORQUE. Diferentemente de analisar dados de uma pesquisa quantitativa que traz informações que respondem ao O QUE.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre a importância da netnografia para conhecimento do seu público alvo, aqui vão 6 motivos para utilizar essa ferramenta no seu plano de marketing:
Auxilia na compreensão da percepção da Marca no ambiente digital;
Facilita a identificação de oportunidades de negócio;
Contribui para a tomada de decisão em relação a criação de novos produtos, processos e comunicações;
Possibilita a identificação de tendências de mercado e oportunidades de reposicionamento digital;
Ajuda a promover a inovação na oferta de produtos e serviços;
Permite a construção de um melhor relacionamento da marca com suas comunidades digitais.