[ editar artigo]

Como a Netnografia empodera marcas nas decisões de marketing?

Como a Netnografia empodera marcas nas decisões de marketing?

Qual o comportamento do consumidor para adquirir determinado produto? Quais as motivações para escolher um produto ao invés de outro? Qual a linguagem, a imagem, a comunicação mais apropriada para falar com ele no ambiente digital? 

Eu já escrevi, em outro momento, sobre a importância de conhecer os motivadores de compra de seu cliente a fim de oferecer uma solução que faça sentido em sua vida e que satisfaça suas necessidades. Principalmente nesse ambiente onlife, onde entender as motivações, te auxilia a colocar-se de forma coerente nos espaços em que seu cliente ocupa.

Para gerarmos insights mais profundos sobre esse comportamento podemos utilizar, no planejamento de marketing, a Netnografia como ferramenta da antropologia para entendimento da realidade do seu consumidor.

Esse estudo ocorre por meio de uma imersão do profissional de marketing no grupo social estudado com a finalidade de coletar dados, observar e desvendar padrões de comportamento sociais e culturais, através dos relacionamentos, vivências e interesses desse grupo.

É um processo de observação de conversas e interações em busca de um PORQUE. Diferentemente de analisar dados de uma pesquisa quantitativa que traz informações que respondem ao O QUE.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a importância da netnografia para conhecimento do seu público alvo, aqui vão 6 motivos para utilizar essa ferramenta no seu plano de marketing: 

  1. Auxilia na compreensão da percepção da Marca no ambiente digital;

  2. Facilita a identificação de oportunidades de negócio;

  3. Contribui para a tomada de decisão em relação a criação de novos produtos, processos e comunicações;

  4. Possibilita a identificação de tendências de mercado e oportunidades de reposicionamento digital;

  5. Ajuda a promover a inovação na oferta de produtos e serviços;

  6. Permite a construção de um melhor relacionamento da marca com suas comunidades digitais.

Marketing na Era Digital
Bruna Vallin Santos
Bruna Vallin Santos Seguir

Estudante de administração, curiosa, que não tem vergonha de se arriscar e que acredita que o óbvio deve ser dito.

Ler conteúdo completo
Indicados para você