O termo e-commerce na verdade é um conceito que na tradução para o português significa comércio eletrônico. É uma modalidade de comércio por meio da internet onde ocorrem compras, vendas, transações financeiras, e que, na maioria dos casos as pessoas ou empresas fazem isso por meio de lojas virtuais na qual podem comercializar livros, eletrônicos, roupas, alimentos, entre outras categorias.
Para exemplificar, temos grandes lojas virtuais de empresas como a Amazon, Magazine Luiza, Americanas, entre outras, mas nem sempre é regra utilizar uma loja virtual para vender, alguns utilizam outros meios como OLX e Mercado Livre. A vantagem de se utilizar uma loja virtual é que ela permite uma melhor gestão das vendas pelo fato de reunir as informações em uma base de dados, onde é possível fazer a gestão de estoque, preços, cadastrar produtos, categorias, analisar pedidos de clientes e etc.
Bom, agora que você entendeu o conceito de e-commerce, vamos entender porque a grande maioria das pessoas falham na hora de montar um.
O grande fator que levam as pessoas ao fracasso na hora de montar um e-commerce é achar que só precisam comprar um produto barato para vendê-lo mais caro, isso pode dar certo? Em alguns casos sim, porém, a tendência de dar errado é maior e você terá feito um grande investimento em algo que não terá retorno.
Mas qual seria a melhor forma de começar?
Vamos conferir abaixo algumas etapas importantes para montar um e-commerce de sucesso:
#1 – Descoberta do público
Este é um dos pilares para você ter sucesso em qualquer negócio, seja ele físico ou na internet, nesse passo você precisa entender qual nicho, segmento você vai querer atuar, quais são as necessidades, desejos e demandas do seu consumidor para este nicho, uma dica aqui é você conversar com várias pessoas para levantar as dores dela, entender o que ela faz e fala, o que ela escuta, o que ela vê e o que ela pensa e sente, um modelo bastante usado é o Mapa da Empatia, sugiro que você dê uma pesquisada sobre o assunto na internet.
Somente após identificar o que o seu consumidor precisa é que você conseguirá alcançá-lo e oferecer algo com base no que ele realmente deseja.
Para ajudar um pouco mais nesse passo, sugiro a leitura dos artigos abaixo que eu escrevi.
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#2 – Construção de audiência
Agora entra uma parte que também é muito importante, depois de levantar todos os pontos de quem é o seu público chegou à hora de criar e entregar conteúdos de alto valor, ou seja, conteúdos com dicas que já irão resolver algumas dores do seu público e isso fará com que você crie uma conexão com ele, veja que até o momento não falamos em vender nada, pois não adianta querer vender alguma coisa sem saber para quem vender, concorda?
#3 – Escolha de produtos
Legal, agora você já tem um público, já se relaciona com ele e criou uma conexão através de conteúdos de alto valor, então, é hora de identificar quais são os produtos que você irá oferecer e que irão resolver as dores do seu público. O ideal é começar com poucos itens, no máximo uns 5 itens e depois você vai incrementando outros, ter bons fornecedores é essencial, pois não precisará manter um estoque grande se ele conseguir entregar rápido.
#4 – Validação do produto
A etapa de validação do produto é crucial para que você ganhe escala depois, nessa fase você vai oferecer os produtos que irão resolver as dores do seu público, não se preocupe muito com a forma de entrega, formas de pagamento, margem de lucro e etc, pois o que você quer é validar se os produtos terão venda, ou seja, validar a oferta, e se isso funcionar é só encontrar os milhares de público com essas mesmas dores e escalar o negócio. Vale lembrar que, mesmo que o produto já tenha saída no mercado você precisa validar a forma como você irá vender esse produto e como você irá se posicionar no mercado e não vale vender para pessoas conhecidas deve ser pessoas que você nunca teve contato e que se conectem com sua proposta.
Para que você tenha uma boa validação faça uma avaliação em um período de 90 dias corridos, nesse período você deve ter realizado pelo menos 100 vendas e faturado no mínimo 10 mil reais, com isso, seu negócio estará validado e agora você poderá pensar na escala do seu negócio, isso quer dizer, ter uma estrutura de vendas, ter uma loja virtual, utilizar plataformas de mídias sociais e etc.
Bom, espero que tenha gostado!
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Um grande abraço!
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