Com o surgimento do big data e de várias tecnologias capazes de acompanhar a jornada do consumidor, ficou mais fácil ter acesso a uma infinidade de dados, que devem ser considerados na hora de tomar decisões mais acertadas e produtivas.
Com o marketing orientado a dados é possível acessar informações comportamentais e transacionais do seu público, favorecendo ações como compra de mídia otimizada e orientada ao target, definindo o contexto e as mensagens mais adequadas para atrair e reter essas pessoas.
Confira abaixo os 5 benefícios do Marketing Orientado a Dados:
#1 – Tempo e Clareza
Quando você tem acesso a dados e consegue transformar esses dados em informações fica muito mais fácil filtrar ou cruzar dados para se ter uma boa tomada de decisão.
#2 – Segmentação
A segmentação é super importante, principalmente se você utiliza anúncios pagos em sua estratégia.
Como exemplo, vamos supor que está fazendo uma campanha no Facebook Ads e está aplicando o Pixel do Facebook em suas páginas, o Pixel é capaz de entender e criar a correlação por você das pessoas que estão convertendo.
O algoritmo do Facebook consegue identificar os comportamentos e interesses que elas tem em comum fazendo com que aumente o alcance e freqüência dos seus anúncios com base em dados coletados pelo próprio algoritmo do Facebook o que torna os seus anúncios cada vez mais relevantes para seu público.
#3 – Personalização
Com base na definição do público e na coleta de dados é possível ajudar a marca se conectar com as personas certas e entregar mensagens mais personalizadas, individuais e relevantes sempre proporcionando uma experiência mais positiva para o consumidor.
#4 – Desenvolvimento de Produto
É com base em dados que você tem a oportunidade de desenvolver produtos cada vez mais alinhados as necessidades do cliente entregando de fato aquilo que é valor para ele.
#5 – Experiência do Cliente
Através dos dados coletados é possível entender a jornada do cliente com relação à compra de um produto, entender a taxa de conversão, taxa de rejeição, o quanto o cliente está satisfeito, a experiência com relação ao produto ou serviço prestado, a experiência com a marca e muito mais.
Bom, espero que tenha gostado!
Se esse artigo fez sentido para você, comente e também compartilhe em suas redes sociais, com certeza outras pessoas também se beneficiarão.
Um grande abraço!
LEIA TAMBÉM:
4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises
5 Motivos Pelos Quais 80% das Pessoas Falham em Como Ganhar Dinheiro na Internet
Marketing Digital, Como Funciona?
Descubra Agora 5 Hacks Mentais para Aumentar Suas Vendas
A importância dos dados na tomada de decisão
Os Impactos de uma Nova Era na Jornada do Cliente
7 Elementos de uma Landing Page de Sucesso
Querendo Saber Como Montar um E-commerce na Prática? Leia Isso Primeiro!
5 erros que te impedem de vender mais no Instagram
3 vantagens para se criar uma comunidade digital em torno da sua marca